Cem vacas de fibra de Vidro enfeitadas por artistas ocupam a cidade carioca da exposição internacional “Cow Parade”
No dia 05 de outubro de 2007, foi meu aniversário e tive o prazer de curti-lo no Rio de Janeiro, passei o fim de semana, e retornei a nossa Brasília calorenta e sêca na segunda-feira, dia 08/10/2007. Foram só treis dias, mais nossa!!!! Valeu a pena...pois ao chegar na cidade deparei-me com essa exposição da “Cow parede” Tirei a sorte grande, por estar presente ....pois por onde eu passava, lá estavam elas espalhadas pela cidade, até dentro do shopping tinha vaquinha.... .O Rio de Janeiro é lindíssimo ...tem vários espaços em que as pessoas caminham, o que favorece esse tipo de exposição.
Depois de terem passado por São Paulo (em 2005), Belo Horizonte (2006) e Curitiba (2006), o inusitado rebanho da "CowParade" - considerada a maior exposição de arte de rua do mundo estavam lá, ao vivo e a cores, senti uma grande emoção como se Deus e a natureza tivessem me presenteado. Mais de 100 artistas brasileiros foram convidados para transpor sua arte em grandes vacas de fibra de vidro - que ficarão expostas pela cidade até o dia 26 de novembro - e poderão ser vistas espalhadas por Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra, além de serem encontradas também em metrôs, aeroportos e terminais rodoviários da cidade.
A exposição surgiu em Zurique (Suíça) em 1998 e chegou ao Brasil há dois anos por meio da empresa Toptrends. As vacas criadas pelos artistas são leiloadas ao término da exposição e têm seus fundos direcionados a instituições de caridade. Segundo os organizadores, foi arrecadado mais de R$ 1,5 milhão na edição de São Paulo.
O leilão da 'CowParade' no Rio de Janeiro está marcado para acontecer no dia 11 de dezembro.
Entre os artistas que darão vida às vacas da exposição carioca estão o decorador Edgar Moura Brasil, a pintora Ana Camelo (mãe do músico Marcelo Camelo, do Los Hermanos), o arquiteto Marcelo Rosenbaum, o artista Chico Chaves, a produtora Bel Gomes, e os grafiteiros do grupo Flesh Beck Crew.
Histórico
Acervo Cowparade
'Rio de Norte a Sul', de Ana Camelo (Foto: Acervo Cowparade)
Atualmente, as vacas viraram itens de colecionador e também movimentam um negócio que gera cerca de US$ 75 milhões em produtos licenciados na Ásia, Europa e América do Norte.
Tirei algumas fotos com a minha máquina, foi pena não ter podido tirar mais, há sempre uns probleminhas técnicos, etc... (a “ amiga- irmã-comadre” e a família dela que são o marido, filho, cunhadas, sogra,sogro, as pessoas que trabalham prá família me recebem sempre com um largo sorriso, e com muito carinho. Sempre que vou ao Rio sou muito bem recebida, graças a Deus, por isso
aproveito o gancho p/agradecer e mandar um grande beijo p/todos eles) Continuando a história das fotos, minha amiga fica preocupada repete várias vezes: “Bate logo essas fotos amiga!! !!pois é perigoso a gente ficar desfilando c/máquina a tira colo, ela mora lá né gente? Então ela sabe dos perigos dessa vida... não deu tempo de ir a Copacabana pois fiz muitos programas legais, e que no Rio vocês sabem que não é como Brasília, você vai fazer um programa, tem que sair com bastante antecedência de casa, e olha que eu fico na Zona Sul !!!! Mas o trânsito é terrível...
Ah! eu citei que não fui à Copacabana, porque lá estava “A Vaca do Drummond”a vaca estava ao lado da estátua do nosso grande escritor, como se estivesse lendo p/ele...essa eu só vi pela TV, interessantíssima... Soube que essa seria a vaca de maior impacto , gostaria muito de ter visto e fotografado , mas não deu né? Paciência....
Um fato que observei no Rio, nessa exposição é que se fala tanto em violência, vandalismo...mas fiquei de cara em ver o carinho e o cuidado do público para com essas obras de arte....os pais ensinando aos filhos que não era p/subir nas vaquinhas, não sujá-las, enfim senti que o pessoal de lá são aculturados, estavam orgulhosos de sua cidade.
Aí estão as minhas fotos:
Marcadores: cow parade, rio de janeiro
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial